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quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Educação Ambiental Empresarial – O papel do RH nesta nobre causa.


Nenhuma corrente é mais forte do que o seu elo mais fraco.
(William James)

Três fatos me motivaram a abordar esse tema nesta edição da nossa RevistaSetorh. O primeiro é o de estarmos no mês em que se comemora o dia mundial do Meio Ambiente (05 de junho); o segundo foi o anúncio do evento Rio+20 a realizar-se na cidade do Rio de Janeiro, em 2012, vinte anos depois da ECO-92 e o terceiro e não menos importante é o fato de você estar, neste exato momento em que lê este artigo, participando de uma iniciativa ecologicamente louvável, buscando informação ou conhecimento em uma revista eletrônica, cuja a valiosa existência, não causa a mais mínima ameaça à vida no planeta.
Como acredito que todas as motivações do mundo são incapazes de esgotar tão complexo tema, caio no senso comum e aponto a Educação como o fator que maior contribuição poderá oferecer à resolução do grave problema da degradação ambiental.
Parafraseando o velho dito que afirma que caridade começa em casa, digo que a Educação Ambiental da criança começa em casa e na escola e de nós adultos começa em casa e na empresa, considerando escola e empresa como extensões das nossas casas, já que nelas nossos filhos e nós, respectivamente, passamos a maior parte do tempo útil de nossos dias. 
Hoje o tema Educação Ambiental é tratado no sistema de ensino como tema transversal e nas empresas, salvo honrosas exceções, como tema obrigatório apenas quando se trata de exigência legal, ou mercadológica (diferenciar o produto competitivamente), mas raramente como uma necessidade de preservar a vida e o bem estar comum.
Portanto, minha intenção é convidar os leitores, pessoas responsáveis ou envolvidas com os recursos humanos das empresas a refletirem sobre a obrigatoriedade de implantar em suas organizações um projeto de Educação Ambiental, que além dos resultados específicos de contribuir para a contenção da degradação do planeta, seja formador de consciências individuais que se juntarão e formarão uma grande consciência mundial, está sim, capaz de mudar a rota do descalabro global que já começa a se manifestar nas tragédias, algumas até anunciadas como os deslizamentos de terras anuais que carregam muitas vidas, humanas inclusive.
Implantar um projeto de Educação Ambiental em uma empresa, seja qual for o seu porte, não é difícil, se aqueles que detêm o poder decisório forem sensibilizados e os que têm o poder operacional estiverem engajados e, principalmente, se houver um elo, entre estas duas pontas. Eis aí o papel do RH.
Vale a pena lembrar que a empresa tem um objetivo específico e que nenhuma proposta pode colidir com, ou prejudicar a persecução deste. Assim os projetos de Educação Ambiental devem se incorporar à rotina da empresa de forma imperceptível em esforço e perceptível em resultado, ou seja, que o esforço agregado seja mínimo, pelo menos na fase inicial.
Passo a passo (simplificado) para a implantação de um projeto de Educação Ambiental empresarial, via RH.
  1. Levar a ideia ao superior imediato, solicitando permissão para elaborar um projeto para ser apresentado aos que decidem, exaltando os seus benefícios para a empresa.
  2. Identificar pessoas chave para formar um pequeno grupo de elaboração do projeto, conversar com os seus superiores para explicar a proposta, seus benefícios e, sobretudo, o tempo e o esforço que será requerido dos seus subordinados. 
  3. Formar o grupo e promover reunião de integração, comprometimento e agenda com datas pré-fixadas. Esta reunião não deve ultrapassar a 60 minutos e deve ter um resumo registrado para fins de follow up.
  4. Cumprir a agenda de reuniões até a finalização do projeto que deve ser referendado pela instância superior ao RH (em não havendo esta instância) seguir o próximo passo.
  5. Após meticulosa revisão apresentar o projeto à alta gestão. Tal ação deve ser capitaneada pelo responsável pelo RH acompanhado de no máximo mais duas pessoas; e, dependendo do perfil da cúpula decisória da empresa, por meio de uma breve e assertiva apresentação, com auxílio de recursos audiovisuais, com uma cópia impressa para cada gestor.
O projeto de Educação Ambiental deve conter:
  • Um nome sugestivo, mobilizador, bom para ser usado em campanhas de marketing. Sugere-se um nome provisório e posterior levantamento de sugestões de todos os colaboradores já como ação de sensibilização para a causa pelo fato de que tendemos a defender aquilo que ajudamos a criar.
  • Uma boa justificativa que comece sempre pelos benefícios imediatos para a empresa, passe pela capacidade de influenciar seus stakeholders e chegue à contribuição para a preservação da vida no planeta. 
  • Um Plano de Ação, com suas respectivas tarefas, responsáveis e prazos.
  • Uma previsão do investimento necessário.
Após receber a anuência da alta gestão, o projeto deve ser levado a todos os colaboradores, de preferência em reunião coletiva, com a presença da Diretoria, no intuito de angariar o máximo de participação e comprometimento. Neste mesmo momento deve-se anunciar um prazo para o start do projeto. O anúncio de uma rápida campanha interna para escolha do nome é um bom começo para engajar todos os colaboradores da empresa; outra boa prática é abrir um espaço para sugestões para que todos se sintam com oportunidade de opinar sobre a ação ainda em fase de plano. 
Ao iniciar o desenvolvimento das ações é de extrema importância que os envolvidos assinem termos de voluntariado para evitar riscos de passivos trabalhistas possíveis (cobrança de horas extras, acusações de desvios de funções etc.)

Case de sucesso: Projeto de Educação Ambiental da Agência de Fomento do Tocantins – FomenTO
Um projeto simples e exitoso promovido por um grupo de funcionários que ganhou corpo e  está sendo multiplicado em outros órgãos do estado (Fonte:www.fomento.to.gov.br)
“A Agência de Fomento apresentou oficialmente nesta terça-feira, 12, a estrutura do Programa FomenTO Coleta, que vem sendo delineado desde meados de 2008. A partir de sua fase de elaboração, o projeto vem realizando ações internas para promover e incentivar a conscientização dos empregados da instituição.
O projeto consiste na conscientização de funcionários, fornecedores e parceiros da Instituição através da disseminação do processo de educação ambiental e ensinamentos quanto às formas de descarte do “lixo” gerado no dia-a-dia e a importância do seu aproveitamento econômico. O ciclo do projeto é dividido em quatro momentos: Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Destinação e Reciclagem.
O evento foi realizado com intuito de retomar as ações do programa que haviam sido pausadas. Durante o evento, foram distribuídos aos empregados da FomenTO canecas de cerâmicas, que deverão ser utilizadas no âmbito interno em substituição ao uso de copos descartáveis e sacolinhas para o descarte de resíduos dentro dos automóveis.”
O mundo globalizado nos transformou em uma imensa corrente e nenhuma corrente é mais forte do que o seu elo mais fraco. Cada um de nós é responsável pelo bem estar geral.

Silvana Monteiro

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