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quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Responsabilidade Social Empresarial – Investimento com retorno em sustentabilidade.

Quanto mais as organizações reconhecem o homem como o seu capital mais valioso, mais as áreas de Desenvolvimento Humano assumem papéis estratégicos de assessoramento a gestores, em tomadas de decisões que fortaleçam as posições de suas organizações num mercado altamente mutável. 

Por exigência da demanda, os diferenciais competitivos da oferta, anteriormente focados na qualidade, forma, preço, apresentação e alguns outros fatores inerentes ao produto, atualmente são garantidos pela atenção dispensada ao cliente externo e interno. Tal fato motivou o surgimento dos SAC – Serviços de Atendimento ao Cliente, Ouvidorias,  Atendimentos pós-venda e, principalmente, as de Desenvolvimento Humano, em substituição às Gerências de Recursos Humanos que ocuparam o lugar dos antigos Departamentos de Pessoal.  

Tais comportamentos de mercado são inequívocos sinalizadores de que o ser humano cada vez mais merece um lugar de destaque nas estruturas sociais. Esse reconhecimento tem, desde o começo da década de 90, extrapolado o âmbito privado e se instalado na sociedade em geral, criando uma nova cultura mundial nas relações socioeconômicas. A prova disso é a evolução das Normas ISO, que se projetaram no mundo ocidental do pós-guerra, pela preocupação em estandarizar padrões de qualidade para produtos e serviços e atualmente se voltam para garantir a sustentabilidade socioambiental.

Apenas a título de esclarecimento a sigla ISO significa International Organization for Standardization, organização não governamental, fundada em Genebra em 1946 com o objetivo de promover a normatização para a produção de bens e serviços com qualidade internacionalmente reconhecida. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000 de 1987 para gestão da qualidade, e a ISO 14000 de 1993, para gestão do meio ambiente.
(ver glossário ISO em http://www2.dem.inpe.br/ijar/FAMILIA%20ISO-Glossario%201.htm )

O impacto positivo provocado pela certificação ISO 9000 e 14000, conferidas por auditorias independentes idôneas a milhares de empresas de grande porte em todo o mundo, geraram modelos para outras certificações como é o caso da SA (Social Accountability ) 8000, elaborada pela  Social Accountability Internacional – SAI (www.sa-intl.org), por iniciativa de um grupo internacional de entidades públicas, privadas e não governamentais, para regular às condições de trabalho.

A criação da SA 8000 teve como modelo as Normas ISO e seu escopo tem base nas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança da ONU, com a inovação de que as empresas que a adotam devem indicar um representante para acompanhar sua implantação. São requisitos da SA 8000: não utilização de mão-de-obra infantil e do trabalho forçado; segurança e saúde no trabalho; liberdade de associação e direitos coletivos; não discriminação de qualquer natureza; observação de carga horária de trabalho; e, remuneração e práticas disciplinares socialmente aceitáveis.

Assim, as empresas antes de praticar a Responsabilidade Social “portas afora” podem e devem praticá-la com o seu cliente interno, numa demonstração de que tal ação não se propõe apenas ao fim de publicidade, mas efetivamente, ao de oferecer oportunidades de trabalho, saudáveis e justas.
A implementação de um Programa de Responsabilidade Social, tal como um programa de Qualidade ou de Responsabilidade Ambiental, exige o envolvimento da alta gestão e a articulação da área de Recursos Humanos com as outras áreas da organização e todo um processo de planejamento, execução, monitoramento e replanejamento, se for o caso. O PDCA (Plan, Do, Check and Act) ainda tem se demonstrado uma metodologia eficiente para essa finalidade.

Pesquisa realizada pela QUALITAS no site da SAI identificou que nosso país é o quarto país do mundo em número de certificados SA 8000. A China tem 39 certificados, a Itália 24, a Índia 24 e o Brasil 18. Portanto, no continente americano, o Brasil é o país com maior número de certificados e está à frente dos países mais desenvolvidos do mundo.

Recentemente, no dia 1º de novembro de 2010, foi publicada, em Genebra – Suíça, a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. A versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em 8 de dezembro de 2010, em São Paulo. Espera-se que esta norma  - que, por enquanto, se constitui em um conjunto de diretrizes de uso voluntário sem fins de Certificação - venha a tornar-se obrigatória pelo reconhecimento de que preservação do homem  e do meio ambiente são a única garantia de sustentabilidade do planeta.

Natal - Julho de 2011 
Silvana Monteiro

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